Alimentos para ganhar massa muscular

Um corpo bonito e saudável exige uma série de mudanças no dia a dia, uma das principais é com relação à alimentação. Comer nos horários corretos suprindo as necessidades do organismo é um dos pré-requisitos para fazer as pazes com a balança. Na hora de conquistar a boa forma, incluir certos alimentos na dieta é fundamental, essa é uma das principais recomendações de médicos e especialistas no assunto. Conheça agora alguns alimentos para ganhar massa muscular que devem ser inseridos no cardápio das principais refeições.

ganhar-massa-muscular

Batata doce

Apesar de não ser o alimento mais comum nas dietas, consumir batata doce tem sido o segredo de muitas pessoas que têm como objetivo ganhar massa muscular. Uma das características que faz com que o alimento entre nessa lista é o baixo índice glicêmico da sua composição. Para entender melhor, o índice glicêmico aponta a velocidade com que o organismo absorve o açúcar ingerido, ou seja, o tempo que ele vai parar na circulação após a ingestão. Quanto mais baixo for esse índice no alimento, mais benéfico ele é para o organismo, e consequentemente ajuda a ganhar massa muscular. Esse tipo de alimento costuma liberar um fluxo menor de energia, porém constante, isso faz com que o ritmo do treino possa ser mantido por um período de tempo maior. Outro benefício é o fato de possuir as vitaminas A e B, combinadas com o cálcio.

Leguminosas como o feijão

O feijão, lentilhas ou outras leguminosas precisam ser constantes na alimentação de quem procura ganhar massa muscular. Uma porção por dia, pelo menos, já é suficiente para suprir essa necessidade.  O feijão e seus derivados é muito rico quando se trata de um aminoácido conhecido como “lisina”. Essa substância não é produzida pelo organismo, por esse motivo, deve-se sempre consumir alimentos que a tenham em sua composição. Esse aminoácido é capaz de prevenir uma série de problemas como diabetes, cáries, doenças degenerativas e até mesmo o câncer.

Ovo

Rico em vitamina B12 e proteínas, o ovo é um importante aliado para quem deseja acelerar o ganho de massa muscular. Apesar de ser menos eficiente do que a carne, esse alimento ajuda na contração dos músculos e na redução de gordura no corpo. Uma dica é comer um ovo após os treinos, pois ele ajuda a repor as energias perdidas durante a execução dos exercícios físicos. Sem dúvida é um alimento fundamental para a dieta.

Amêndoas

Esses alimentos são ricos em vitamina E e alfa-tocoferol. As amêndoas são muito eficazes para serem ingeridas na hora do lanche, por exemplo, ajudando a aumentar consideravelmente a massa muscular. Ao fazer exercícios pesados, é comum aparecer a ação de radicais livres, e nesse caso a vitamina E é uma importante aliada para manter o corpo sadio. Resumindo, quanto menos o organismo sofrer pela ação dos radicais livres, maior será o aumento da massa muscular. Somente com essa informação já seria importante consumir esse alimento diariamente, porém outro fator contribui para os benefícios da amêndoa, de acordo com pesquisas realizadas, ela ajuda a se proteger do Alzheimer.

Salmão

Matéria-prima da culinária japonesa, o salmão é um dos peixes mais apreciados do mundo. E também fundamental para quem busca ganhar massa muscular. Ele é rico em proteínas, ômega 3 e gordura saudável. O salmão produz alguns hormônios que ajudam no crescimento muscular, e ainda combate doenças do coração e degenerativas.

Água

Alguns poderão achar estranha essa informação, mas consumir água é fundamental para ganhar massa muscular de maneira saudável. Visto que, quanto mais o corpo estiver hidratado, maior será o crescimento da musculatura, em outras palavras, de nada adianta todos os exercícios físicos e refeições balanceadas se o corpo não estiver com a hidratação em dia. Segundo alguns pesquisadores, um músculo com 3% de desidratação, perde 10% de força e 8% de velocidade. Para simplificar mais ainda, isso significa que quando o organismo está desidratado, a pessoa tende a ficar cansada mais rapidamente. Outro dado importante é o fato de muitas toxinas serem eliminadas pela urina, o que melhora o funcionamento do organismo.

Iogurte

Esse alimento é ótimo na hora de ajudar o organismo a se recompor após um treino mais intenso, pois o iogurte é rico em carboidratos e proteínas. Mas é bom ficar atento, o iogurte a ser consumido é aquele que não possui açúcar na sua composição, visto que o objetivo é ganhar massa muscular e não repor a gordura queimada. Ele também é responsável por acelerar o metabolismo.

O casamento entre exercícios físicos e uma alimentação saudável é fundamental para aqueles que desejam ganhar massa muscular de maneira saudável. Mas é importante que esses alimentos estejam presentes e sejam consumidos diariamente, de acordo com o propósito de cada um.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *